VOCAÇÃO
No ponto 913 do livro Caminho de São Josemaria Escrivá ele escreveu: "Não duvides: a tua vocação é a maior graça que o Senhor te pôde conceder. Agradece-Lhe." Engraçado, muitos tentam fugir da vocação, mas esquecem que sem ela você sempre terá um vazio, pois ela é muito mais do que podemos imaginar. Ela é divina!
Mais a frente, no ponto 920 ele ainda diz: "Cada um de vós deve procurar ser um apóstolo de apóstolos." Na homilia na missa o padre também falou, que todos nós somos chamados a anunciar o Reino, a epifania do Senhor é um exemplo, os três Reis se abaixaram em suas genuflexões diante do Rei dos Reis. Jesus foi anunciado por mártires, Santos, apóstolos e por nós que acreditamos. Com a nossa vocação também somos chamados a anunciar o Reino, seja no matrimônio, no celibato e por aí vai...
A vocação está ligada a missão, cada um tem a sua, talvez, sua missão seja ser professor, o seu amor por lecionar deve ser doado a Deus, na verdade, você somente vai devolver aquilo que o Senhor te concedeu, um dom de ensinar para a construção do Seu Reino! E assim por diante... De que adiantaria tentarmos fugir do que o Senhor desde o nosso nascimento nos concedeu?
Assim como tem a vocação de ser sacerdote. Por exemplo, Padre Paulo Ricardo é um, mas sua missão é usar o dom de sua fala e ensinar para que a Verdade seja espalhada aos quatro cantos do país.
Santa Edith Stein escreveu que pode ser sim que a mulher ou o homem além de suas vocações sobrenaturais venham a ser chamados a desempenharem alguma profissão terrena... O que por outro lado pode ser um empecilho, pois muitas mulheres são chamadas a viverem a vocação matrimonial, mas insistem em se matar de trabalhar, não entendem que entre a hierarquia (cuidar da casa, esposo e dos filhos) sempre vai estar no topo da pirâmide..
A realização profissional deve ser secundária, a não ser que ela não queira viver sua vocação em plenitude..
Claro que muitas mulheres conseguem ter suas vidas de vocação e de trabalho em total harmonia, e, muitas vezes, precisam ajudar o esposo, mas se quem pode prover o lar (o varão), o provê de uma forma que dê pra ter uma vida digna e confortável, por que não a escolha somente pelo o lar? Tudo dependerá das circunstâncias do casal...
Ainda no pensamento Steniano ela responde a pergunta: todas as mulheres, para cumprir a sua vocação, devem tornar-se religiosas? Ela responde: "Certamente não. Mas pode se afirmar que a natureza feminina, caída e desfigurada, só pode ser restabelecida em sua pureza e levada ao auge pelo Ethos profissional previsto para a natureza feminina pura quando ela se entrega totalmente a Deus. Quer esteja vivendo como mãe de casa, quer ocupe um lugar de destaque na vida pública ou esteja atrás dos muros silenciosos de um convento em todo lugar deve ser serva do Senhor, como foi a mãe de Deus em todas as situações da vida."
A vocação da mulher pode ser simplesmente ser mãe e esposa pois como o matrimônio é um sacramento, é selado com o Eterno e nada a diminui, pelo contrário, a faz crescer em santidade!
Bendito seja Deus por todas as nossas vocações e que cada um se ainda não sabe, descubra qual é... Rogai por nós São Luís e Santa Zélia Martin, bem como Santa Teresinha 🙏🏻
Comentários
Postar um comentário